Sou o Leo Capelossi, fundador da ambi.careers, uma agência e plataforma de recrutamento que ajuda startups e scale-ups a encontrarem talentos incríveis em várias áreas.
Antes disso, já fui gerente de marketing no mercado imobiliário com 20 e poucos anos, treinei centenas de pessoas em salas lotadas, gerenciei milhões de reais em orçamento de marketing. Viajei o Brasil, fui pros EUA pela empresa, apareci até num talk show até pedir demissão, nesta que foi a primeira fase da minha vida profissional. Tentei empreender antes mesmo de "startup" virar moda em São Paulo.
Também entrei numa empresa de tecnologia com um ambiente horrível, até entrar na Michael Page, uma das maiores consultorias de recrutamento do mundo. Lá aprendi muito: competição pura, rankings na parede, pressão por performance. E eu competi. Ganhei. Perdi. Achei que queria ser um grande executivo.
Fui expatriado pra Portugal, ganhava bem, Mercedes na garagem (que não era meu), mas por dentro tava esgotado. Comecei a perceber que estava vivendo uma vida que parecia certa no papel, mas não fazia mais sentido pra mim.
Foi aí que larguei tudo e entrei pro ecossistema de startups, por metade da grana - pensei que precisava aprender, me conectar com o futuro, não me via como os executivos mais velhos e "acomodados" do mercado corporativo. Lançamos a primeira incubadora internacional de startups em Portugal. Criei MVPs, selecionei fundadores, apoiei as primeiras rodadas de investimento de mais de 20 startups em diferentes setores. Liderei pessoas em 12 cidades europeias como Lisboa, Madrid, Barcelona, Atenas, Minsk, Kyiv. Virei especialista em atrair talento empreendedor.
Depois disso, cometi um erro: aceitei ser VP global de talento numa startup investida. Durou 15 dias. Pressão desnecessária, valores desalinhados, zero liberdade. Acordei de novo em transição.
Dessa vez, fui de verdade empreender. Bootstrap total, sem grana, sem plano B. Criei a ambi, uma agência de recrutamento pra startups e fundos de VC. Me dei 3 meses. Deu certo. Mais de meio milhão de faturamento logo no começo. Desde então, já operamos em mais de 15 países, com time no Brasil, Portugal e Espanha. Aceleramos a empresa numa das aceleradoras mais importantes da Europa, na Espanha, corri meias maratonas no meio do processo, e montei uma estrutura leve, remota, que respeita o tempo das pessoas.
Preciso de dinheiro como todo mundo, mas reinventei minha rotina e estilo de vida no caminho. Hoje moro entre Lisboa e Valência (eu decido quando e onde quero estar) trabalho no meu ritmo, escolho com quem e como colaborar. Não é sobre ser rico ou postar vitória no LinkedIn. É sobre ter tempo de verdade pra viver do jeito que quero.
Escrevi esse livro porque, como você, também precisei (e ainda preciso) repensar tudo, muitas vezes. Descobri a neurociência afetiva e a psicanálise no meio da jornada. Comecei a entender que sucesso pode ser só o nome bonito que a gente dá pro medo de não ser amado.
Talvez você não precise largar tudo. Mas precisa entender que tempo é limitado. E que uma vida sem sentido talvez seja a mais cara de todas.
Esse livro é pra quem quer fazer diferente. Com verdade.
Vem comigo nessa viagem.
The form has been successfully submitted.